domingo, 9 de maio de 2010

Bullying


O que é Bullying?
Bullying é a agressão moral repetitiva, praticada por jovens que se sentem no topo da “cadeia de popularidade” da escola. Os alvos da agressão são, geralmente, pessoas que não fazem parte de uma panelinha influente na turma, sendo mais vulneráveis aos olhos dos futuros delinquentes.
O Bullying pode ocorrer de várias formas: exclusão; apelidos pejorativos; piadas de mau gosto; fofocas e difamações; intimidação; agressão física e moral; etc.
Em muitos casos, quem sofre fica calado, com medo de reprisálias por parte dos agressores. Os que reclamam na diretoria da escola nem sempre têm alguma vantagem, pois ainda é muito comum ver professores e diretores subestimando o problema, achando tratar-se apenas de “coisa da idade”.
Essa visão deve mudar com o tempo, visto que o Bullying têm ganhado espaço na mídia ultimamente, que mostra casos graves de jovens que tomaram medidas drásticas para dar fim a seu sofrimento.
O que fazer para evitar o Bullying?
Um bom começo é conscientizar a comunidade escolar da gravidade do problema, exigindo atitudes significativas das escolas. Palestras e debates em aula também são importantes. A vítima precisa sentir-se segura para expor seu caso à direção,e saber que a escola leva a sério o assunto ajuda muito nisso.
A família também tem um papel muito importante. Sem uma boa educação, o jovem não aprende seus limites, acha que o mundo roda em torno dele e não se importa em ferir os sentimentos dos outros para conseguir o que quer.
Escola e família devem trabalhar juntas para que o Bullying não acabe com a vida de mais pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário